quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A Idade certa para iniciar na academia

Ricardo Corrêa
Na verdade não existe idade certa para começar uma atividade física nas academias, como a musculação. Existe sim, o treino certo para cada idade e os objetivos que cada pessoa deseja. “A musculação pode ser praticada tanto por adolescentes quanto por idosos e todos terão um ótimo resultado, desde que seja sempre orientado por um profissional da área e um médico que possa atestar o paciente para tal função”, afirma Raphael Lobato, professor de Educação Física.

De início, deve-se fazer um exame de resistência física com um médico especializado, antes de submeter-se aos exercícios de musculação. Depois procurar a ajuda de um profissional de esporte para dimensionar as cargas adequadas à pessoa. A idade mínima pode ser considerada em torno dos 12 anos, mas antes dos 16 não é interessante porque fazer exercícios pesados pode ser prejudicial à saúde.

Segundo Raphael, a idade final do desenvolvimento matural do coração humano se dá em torno dos 20 a 21 anos, sendo assim, o ideal seria começar as atividades após essa idade. “Mas a maioria dos jovens quer ficar com corpos esculturais e desconsidera essa marca”, comenta.

Para Fábio Ignácio de Souza, 16 anos, que começou a praticar musculação aos 13, foi muito bom iniciar cedo. “Eu fiquei melhor, perdi gordura e adquiri massa corporal. As meninas acham que tenho 19 anos porque meu corpo desenvolveu bastante, em todos os sentidos”, diz.

Deve-se levar em consideração que o principal temor é sobre o desenvolvimento ósseo precoce, se os músculos forem forçados. Os ossos precisam de estímulos de tração e compressão para crescerem e fortificarem, porém os estímulos não podem ser exagerados e, por essa razão, necessita-se de um profissional do esporte.

10 comentários:

Unknown disse...

se uma pessoa de 43 anos malhar pesado ela pode desenvolver massa muscular o bastante pra ficar, bemmmm definida ????

Unknown disse...

tenho 16 anos vou faser 17 em outubro de 2010 e malho a 1 ano ,mas acredito q a musculação afetou meu crecimento sera q se eu parar de malhar tem como eu creçer mas uns 4 cm tenho 173 e desejo xegar a 177 se alguem poder mim orientar no q devo faser eu agradeço muito.

ingrid disse...

se á pessoa começar a fazer musculação, e depoi para, isso pode ter algum problema?

ingrid disse...

se á pessoa começar a fazer musculação, e depoi para, isso pode ter algum problema?

salame disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
didi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
didi disse...

eu acho q a idade certa para ininciar a academia é aparti dos 13

Unknown disse...

Tenho 13 anos sera q ja posso malhar?

Unknown disse...

Meu nome é Tainara,tenho 12 anos e já quero malhar,porque estou com excesso de peso,porem venho tentando lidar com o medo constante de minha mãe,ela diz que estou muito nova para começar a academia apesar de todos meus familiares aprovarem minha decisão.Espero que após eu mostrar esse artigo pra ela a faça mudar de ideia sobre não aprovar que eu entre na academia.
Bjs ��

Unknown disse...

Se eu malhar eu vou ganha mais disposição?